domingo, 7 de fevereiro de 2010

A chegada dos 'non gratae'


Reafirmo que o objetivo deste blog não é escrever sobre experiências de um pai inexperiente. Porém atualmente admito que será complicado pois penso, respiro e aprecio a todo instante Tomás.

A turma do Tomás cresceu!
Novos integrantes surgiram:
Icterícia: mulherzinha amarela que chegou logo no terceiro dia. Se deixar ela toma conta de tudo sem prever conseqüências. Já foi tarde graças aos bem aventurados banhos de luz e sol.
Fome: também chamada de subalimentação de acordo com Houaiss. Ser oculto de difícil identificação. Diferentes fatores contribuem para seu surgimento. Mas quando a orientação dos pais desde o inicio é correta de tão dissimulada nem se atreve a aparecer.
Queseráquetem: individuo misterioso sempre presente nos momentos de angústia e dúvida. Pode ser considerado um ser místico na medida que ninguém consegue decifrá-lo.
Leviana seria a afirmação de que estes foram bem vindos como os outros, mas não restam dúvidas que foram e são tão importantes como qualquer outro para a história da família.

***
Metáforas a parte, o certo é que algumas indesejadas situações estabeleceram limites. Limites de participação. Limites de doação.
Como Pai pensei que poderia suprir senão todas quase todas as aflições iniciais de meu Filho.
Ledo engano. Pura precipitação.
Há determinadas situações em que só a mulher, a mãe, pode, deve e consegue conduzir.
E não estou falando apenas da obviedade da amamentação.
Somente Ela suporta o desconforto do pós parto com sorriso confortante.
Apenas Ela é capaz de tirar forças onde não mais existe energia.
Só ela possui paciência inesgotável em momentos turbulentos.
Pais, admitamos: somos limitados. Limitados pela natureza.
Temos que participar onde nos é permitido agir, respeitar e servir de alicerce para Mãe e Filho progredirem na velocidade e no tempo que entenderem ser o melhor.
O laço de Mãe e Filho vem de tempo, vem do ventre, não é algo criado, foi formado e lapidado durante nove meses.
Da mesma forma não existe Pai pronto.
Por mais pretenso amor que se tenha, para ser Pai, aquele de ofício é necessário vivenciar, aprender, sofrer, refletir e ter consciência de seus limites.

Saber a hora de entrar e a hora de sair de cena é apenas o primeiro passo.

3 comentários:

  1. O primeiro passo mas talvez o mais importante! O blog é 100% aprovação! Uma postagem melhor que a outra! De um filho com 28 anos de problemas paternos, abraços, bom 2010, MAA!

    ResponderExcluir
  2. Fala Marcio, fico aqui entao pra acompanhar o crescimento de todos e todas suas vertentes, filosoficas ou nao estamos ai.
    Acredito que esse ocio seja uma dádiva que poucos conseguem alcançar, neste mundo agitado e bombardeado por novas informaçoes que fazem a gente nem ver passar.

    ResponderExcluir
  3. oi, márcio!
    tudo bem?
    queria indicar dois links pra vocês.
    são de uma autora que eu gosto muito, a sonia hirsh, um craque quando o assunto é alimentação. ela tem um livro fantástico sobre a alimentação dos primeiros anos da criança, o 'mamãe eu quero' que é fácil de achar, eu recomendo! pra mim foi uma bíblia! e vai aqui o link com uma apresentação:
    http://correcotia.com/mamae/index.html
    e achei esse bem legal também:
    http://cartilhaleitedemae.blogspot.com/
    beijos pra vocês, espepcialmente pro tomtom.

    ResponderExcluir